Os malawianos enfrentam uma epidemia assustadora de HIV e altas taxas de mortalidade infantil e materna, enquanto que a atenção de qualidade é escassamente disponível ou inacessível para a maioria das pessoas. Aqueles que podem pagar pelo tratamento muitas vezes não conseguem chegar às clínicas, especialmente em terrenos montanhosos e estradas dificilmente transitáveis em áreas remotas.
No distrito rural de Neno, no sul, onde a Partners In Health tem trabalhado desde 2007, “remoto” definitivamente se aplica. Os pacientes às vezes passam rios para chegar a um centro de saúde. Na estação chuvosa, de novembro a abril, a equipe costuma ter que usar um buggy para chegar às clínicas.
Os desafios geográficos fomentaram um modelo de atenção integrada, em que as clínicas oferecem tratamento para muitas condições - não apenas o HIV, mas também hipertensão, diabetes, desnutrição e doenças mentais, por exemplo - para que os pacientes aproveitem ao máximo as viagens longas ou raras. visitas.
O modelo é uma característica da forma como a PIH, conhecida localmente como Abwenzi Pa Za Umoyo, colabora com o Ministério da Saúde do Malawi para prestar assistência integral a cerca de 160.000 pessoas em Neno.
Esse cuidado começa com um programa de triagem baseado na comunidade. Assim como as clínicas integram o tratamento, o programa de rastreamento permite que as pessoas sejam testadas para inúmeras condições em eventos individuais. Também visitamos pessoas em suas casas, onde os trabalhadores da saúde da vila verificam as necessidades de famílias e famílias inteiras, que freqüentemente são amigos e vizinhos dos trabalhadores de saúde.
E quando as pessoas precisam visitar um centro de saúde, elas agora têm opções muito melhores do que há apenas uma década.
Quando a PIH começou a trabalhar em Neno, não havia hospital distrital e os 10 centros de saúde haviam caído em desuso. Nos anos seguintes, a PIH construiu o Hospital Distrital de Neno e um hospital comunitário, revitalizou os 10 centros de saúde e construiu mais dois. Programas-chave se concentram na redução das mortes maternas e no fornecimento de cuidados preventivos e tratamento para HIV, tuberculose, malária, desnutrição e muito mais. Em 2011, a PIH abriu uma unidade dedicada ao tratamento de crianças severamente desnutridas - a primeira do gênero no distrito.
A PIH também fornece apoio financeiro aos seus pacientes mais vulneráveis, pois a pobreza é muitas vezes a causa das doenças e problemas de saúde. Os membros da equipe organizam sessões de treinamento e emprego em atividades como carpintaria, culinária, agricultura, alfaiataria e muito mais, para ajudar os pacientes e suas famílias a sair da pobreza. O programa também oferece alojamento seguro para pacientes necessitados e ajuda as crianças a frequentar a escola pagando taxas, uniformes e suprimentos.
Avançando, a visão da PIH é que Neno seja um modelo para todo o Malaui. Realizamos conferências e treinamentos com autoridades de saúde de outros distritos, para expandir nossa abordagem em todo o país e permitir que mais pessoas acessem cuidados de alta qualidade.